O cartunista lafaietense, Wanderley Gracindo, homenageou com uma caricatura a cantora Gal Costa que morreu aos 77 anos no dia 09/11. A caricatura foi parar um uma exposição virtual em homenagem à Gal Costa, organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil.

Uma das maiores cantoras do Brasil, Gal Costa nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador. Ao longo de 57 anos de carreira, a cantora deu voz a grandes clássicos da MPB como “Baby”, “Meu nome é Gal”, “Chuva de Prata”, “Meu bem, meu mal”, “Pérola Negra” e “Barato total”.

Fã de Gal Costa, o cartunista Wanderley Gracindo afirmou que já desenhou mais de 4 mil pessoas. “Desenho não só o físico, mas a história das pessoas. Na caricatura é possível colocar a história da pessoa”, comentou. Wanderley começou a desenhar com 7 anos com incentivo do seu pai. Segundo ele, na adolescência ou a colocar reflexões psicodélicas, além de catalogar e arquivar seus trabalhos.
Em 1996, ao visitar a Feira Hippie em Belo Horizonte, Wanderley decidiu que o Retrato Artístico o meu ramo de trabalho. A partir de 2002, ele começou a estudar e desenhar caricaturas (releitura do retrato de uma pessoa). Por fim, em 2005, Wanderley ou a desenhar pessoas ao vivo e dar aulas para quem quisesse aprender as técnicas de desenho. Por conta dos seus trabalhos, o cartunista já participou um reality show da Space TV (canal internacional).