A Via 040 informa que está mobilizada, desde a última sexta-feira (24/1), para realizar a manutenção em diversos pontos do trecho sob concessão que sofreram impactos das chuvas que vêm atingido Minas Gerais nos últimos dias. A empresa está trabalhando ininterruptamente, com alocação de equipes e máquinas extras, para que o restabelecimento dos pontos ocorra no menor tempo possível. As ações da concessionária visam à priorização das condições de segurança dos usuários e a trafegabilidade da rodovia. Os usuários poderão acompanhar as atualizações dos pontos, incluindo fotos dos locais, pelo mapa digital do Google Maps.

Para que os usuários possam programar melhor suas viagens pela BR-040, a concessionária apresenta logo abaixo a relação dos principais pontoscom manutenção no momento e que estão listados no mapa digital. No mapa digital, basta clicar nos ícones laranjas que as informações são apresentadas, tais como dados da ocorrência, sentido da alteração de tráfego e foto do local.

Belo Horizonte (MG)
No km 532, nos dois sentidos da via, ocorreu deslizamento de talude próximo ao B. Califórnia. Para realização da manutenção do local, a empresa interditou o acostamento, mantendo duas faixas liberadas. No momento, fluxo lento no local.
No Anel Rodoviário, o pontos de intervenções é o km 542, altura do B. Olhos D’Água, onde a Via 040 está atuando na recomposição da estrutura de contenção da encosta no sentido Brasília (DF), e a estabilização da lateral direita da pista do sentido Rio de Janeiro (RJ). Em função disso, a faixa da direita dos dois sentidos está bloqueada, e duas faixas em liberadas durante as atividades. Nesse ponto há lentidão de tráfego.
Nova Lima (MG)
Nas proximidades do Viaduto da Mutuca, km 546, sentido Rio de Janeiro (RJ), há interdições de acostamento, porém sem impacto no tráfego.
Itabirito (MG)
No km 578, sentido Belo Horizonte (MG), e no km 579, sentido Rio de Janeiro (RJ), o acostamento está interditado. Duas faixas livres e o tráfego não registra lentidão no momento.
Ouro Preto (MG) – Próximo a Congonhas (MG)
No km 598, sentido Rio de Janeiro (RJ) o acostamento está interditado e as faixas liberadas. Não há registro de lentidão no momento.
Atividades em andamento
Sobre os trabalhos em andamento, a empresa está atuando na retirada de terra deslizada, limpeza das áreas, recomposição de estruturas de contenção, estabilização emergencial de encostas, além de monitoração constante, reforço da sinalização viária e aplicação de alterações de tráfego.
Orientações
Para contribuir com a segurança dos usuários e dos trabalhadores das obras, os motoristas que trafegam no trecho deverão redobrar a atenção à sinalização, que foi reforçada. A empresa também cadastrou alertas para os usuários do aplicativo Waze e irá informar, permanentemente, as condições de tráfego por painéis eletrônicos na via, site http://www.lafaieteagora-br.diariomineiro.net, Twitter (@via040) e por informes à imprensa. A concessionária oferece no site um conteúdo com 12 dicas para condução em dias de chuvas.
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook