Congonhas reforça seu título de Capital Mineira da Fé em evento da Associação das Cidades Históricas

Continua após a publicidade..

Nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23 de maio, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais realizou o I Encontro Regional das Cidades Históricas, em São João Del Rei. O evento teve como objetivo qualificar, compartilhar experiências e buscar novas oportunidades e perspectivas para as cidades participantes.

Foto: Prefeitura de Congonhas

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo prefeito de Ouro Preto e presidente da ACH-MG, Ângelo Oswaldo, que falou sobre o desafio das cidades históricas em transformar seus patrimônios em oportunidades de desenvolvimento. O anfitrião do encontro, Aurélio Suenes, prefeito de São João Del Rei, reforçou que uma das prioridades da sua gestão será o resgate do potencial turístico da cidade e pontuou a importância da parceria com as demais cidades históricas mineiras para o alcance deste objetivo.

Continua após a publicidade..
Foto: Prefeitura de Congonhas

O secretário de cultura e presidente da Fundação Municipal de Cultura, Pedro Cordeiro e a secretária de Turismo, Ana Alcântara, participaram do evento representando Congonhas e o prefeito Anderson Cabido foi escolhido para ministrar a palestra Gestão Pública Transformadora – Cultura e Turismo como Motores de Desenvolvimento.

Anderson lembrou em sua palestra o grande desafio da cidade de Congonhas, que também é uma cidade mineradora, de explorar economicamente o turismo, apontando fatos como a desconstrução da paisagem natural e do patrimônio histórico pela atividade minerária ao longo dos anos e a baixa perspectiva dos jovens em relação ao futuro, fruto da imposição econômica da mineração na região.

O prefeito de Congonhas apresentou ao público uma contextualização sobre a experiência do turista em Congonhas e apontou iniciativas que até então foram realizadas com o objetivo de aumentar o período de permanência do turista na cidade, que ainda é um dos maiores desafios dos gestores, e compartilhou a nova estratégia de seu governo para a promoção do turismo como um meio de diversificação econômica. “Por muito tempo nós insistimos em uma disputa pelo turismo cultural com Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João Del Rei, mas por uma questão de estrutura e até mesmo de preservação, nós sempre saímos perdendo; então resolvemos buscar na nossa história algo que de fato nos diferencie das outras cidades e isso é, sem dúvidas, a força da nossa fé! Por isso, o nosso trabalho de agora em diante é nos posicionarmos como a Capital Mineira da Fé, que é aquilo que de fato nós somos”, explicou.

Em seguida, o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, que foi presidente da FUMCULT e Diretor do Museu de Congonhas por 8 anos, apresentou uma palestra com o tema As Cidades Históricas no Palácio das Artes e o Palácio nas Cidades – Desafios da Gestão Cultural e Oportunidades de Negócios, onde apontou inúmeras ações que a fundação vem realizando no sentido de tornar sua produção cultural cada vez mais original e o quanto a parceria com diversas cidades mineiras tem sido fundamental para destacar a instituição da capital mineira como um dos maiores centros culturais do Brasil. Sérgio ainda apresentou os resultados do Circuito da Liberdade, uma rede de 40 equipamentos culturais de Belo Horizonte, istrada pela FCS, que de forma conjunta, vêm movimentando o turismo e a cultura na capital. O gestor apontou diversas oportunidades promissoras de parceria entre as cidades e esses equipamentos, em especial o Palácio da Liberdade, como vitrine para o calendário turístico de Minas Gerais.

O restante da programação do evento trouxe ainda aspectos técnicos sobre o desenvolvimento do turismo, como projetos culturais, fomento, legislação, prestação de contas, ICMS Cultural e desenvolvimento sustentável. A participação ativa de Congonhas em iniciativas como essa reforça o compromisso da Gestão Municipal com a diversificação econômica e a construção de um futuro de potencialidades e sonhos para toda a população.

PUBLICIDADE