Dirigido pelo cineasta Cesar Raphael, o videoclipe “Fire in The Winter” de Mateus Baêta teve sua estreia no Los Angeles International Music Video Festival, no dia 15 de maio. Com três indicações ao todo, a produção levou o prêmio de Melhor Direção e será lançada no YouTube para todo o público na sexta-feira, 23 de maio.

Na noite de premiação, Mateus Baêta fez sua primeira apresentação internacional, interpretando além da canção indicada “Fire in The Winter”, “Lara” e “Toda Cor é de Mentira”. As músicas integram o álbum de estreia do cantor, compositor e multi-instrumentista “Let Go Of The Past”.
O reconhecimento é fruto de uma longa parceria entre o músico de Conselheiro Lafaiete e o cineasta de Belo Horizonte. Cesar Raphael assina a direção da maioria dos videoclipes de “Let Go Of The Past”, em que juntos construíram uma linguagem própria para contar histórias, unindo cinema e música.
Com 17 prêmios no currículo — a maioria conquistados nos Estados Unidos — e destaque na Forbes Under 30, Cesar Raphael tem se consolidado como uma referência do audiovisual brasileiro no exterior. É sócio-fundador e diretor da Lumiart, produtora de cinema e publicidade com sedes em Belo Horizonte e Los Angeles.
Sobre o ideoclipe
“Fire in The Winter” foi completamente produzido e gravado em Atlanta, em uma parceria com o diretor de fotografia Raphael Bittencourt, hoje professor de cinema na conceituada universidade SCAD. No elenco, os atores norte-americanos Lanre Idewu, Matthew Johnson e Elijah Pope interpretam um homem em três momentos da vida: infância, idade adulta e velhice.
O diretor Cesar Raphael comenta sobre o processo criativo da narrativa audiovisual: “a canção me levou a uma reflexão sobre nossa jornada como seres humanos, desde o nascimento até a morte. Sobre como conciliar todos os nossos “eus” e entrar em harmonia com o ado, presente e futuro. Como encontrar paz em meio à turbulência da vida e sorrir diante da própria finitude. É uma jornada interna, um espelho da vida”.
Reconhecimentos
Essa é a terceira conquista da dupla no LAMV Awards, festival de alcance internacional que visa dar visibilidade a artistas independentes de todo o mundo. Anteriormente, venceram nas categorias de Melhor Cinematografia, com o videoclipe Lara, e Melhor Videoclipe de Estreia, com Farsante Imperfeito.
Em sua cidade natal, Mateus Baêta também é reconhecido por sua atuação na música e na educação. Desde 2007, já transformou a trajetória de milhares de alunos com a escola de música Vivace, onde é sócio-fundador. Em 2024, recebeu o prêmio de Honra ao Mérito da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, em reconhecimento à sua contribuição artística e à promoção da cultura na região.