O reitor e pároco da Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete, padre Euder Daniane Canuto Monteiro lembrou do encontro que teve com o Papa Francisco que morreu nesta segunda-feira, 21/4, aos 88 anos. O encontro ocorreu em 2017 quando o padre estava terminando os estudos em Roma-Itália.

O padre Euder se preparava para voltar ao Brasil quando a comunidade Santo Egídio de Roma que atua com as pessoas em situação de rua, o convidou para participar de uma celebração que o Papa Francisco iria presidir na igreja São Bartolomeu. ‘Eu aceitei o convite e grande foi a minha surpresa para mim que ali estava há quase de 1 ano e meio e tive a oportunidade repentina e providencial de ver o Papa Francisco, de perto, mas sobretudo ter cumprimenta-lo e receber dele uma bênção especial’, relatou o padre.
Segundo ele, no momento em que se encontrou com o Papa eram muitas pessoas querendo cumprimentar o chefe da Igreja Católica como normalmente acontecia. “Num determinado instante uma criança que estava no colo de mão Papa Francisco se aproximou para tomá-la no colo. Quando ele então tomou aquela criança no colo, eu com um gesto de muita delicadeza porque não queria incomodá-lo, toquei no seu antebraço e lhe disse que era de uma diocese no Brasil onde trabalhou o bispo Jesuíta, Dom Luciano Mendes. Quando disse isso, o Papa se voltou para mim quando entreva novamente a criança para a mãe e me disse: “Mariana”, com um sorriso nos lábios e um olhar fixo na minha pessoa. Naquele momento me surpreendi muito. Como poderia eu, um padre de uma diocese no interior de Minas naquele momento de tanta gente ter sido visto pelo meu pastor’, destacou o padre Euder.
O padre Euder afirmou que na sua vida sacerdotal repete o gesto de Papa Francisco que o abençoou traçando a cruz sobre a testa das pessoas quando é possível. “Aquele gesto do Papa foi rápido, mas para mim foi uma certeza, um sinal claro de que Deus não esquece de nenhum de seus filhos. O olhar do pastor desta terra da Igreja Católica que representa o supremo pastor Cristo Jesus para mim naquele momento foi um sinal de consolo. Um sinal de confirmação na fé e ao mesmo tempo a demonstração de como é possível ainda que exercendo o mais alto na Igreja Católica que o Papa Francisco como pastor fosse tão sensível e capaz de olhar para todos e olhar de modo a deixar você impactado porque ele era capaz de no meio da multidão ver cada pessoa como ele me viu’, pontou o padre.
O Vaticano afirmou que o Papa Francisco morreu em decorrência de m Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível. Nesta segunda-feira, às 19h, haverá missa na Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete em sufrágio da alma do Papa Francisco.