A regulamentação da prática do rodeiro será tema de audiência pública na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, nesta quarta-feira, 2/4. O encontro será às 18h30 e tem a iniciativa é do vereador Roger Diêgo (PSDB) que tem defendendo a causa durante as sessões do legislativo.

A prática do rodeiro é proibida em Conselheiro Lafaiete desde 2018. À época o projeto que originou a lei foi proposto pela então vereadora Carla Sassi, ambientalista e defensora dos animais. À época, Carla Sassi argumentou que a prática do rodeiro provoca maus-tratos os animais, o que descorda o vereador Roger Diêgo que é autor do projeto que regulamenta a atividade no município. A proposta já tramita no legislativo.
O vereador argumenta que Conselheiro Lafaiete é uma das poucas cidades, onde a pratica do rodeio é proibida. “Eu considero como uma vergonha e uma aberração jurídica sendo que há uma lei federal que regulamenta a prática do rodeiro no país como atividade cultural’, afirmou Roger.
Outro argumento apresentado pelo vereador é que os eventos de rodeio também movimentam a economia dos municípios onde são realizados. Ainda segundo Roger, os animais utilizados na atividade não sofrem maus-tratos. “O touro de rodeio é muito bem-cuidado. O proprietário de animal não quer que o seu animal se machuque”, argumentou.
A vereadora Cida Toledo (PRD) também tem defendido a regulamentação do rodeio em Conselheiro Lafaiete. Já a vereadora Gina Costa (Mobiliza) afirmou publicamente nas suas redes sociais que seria um retrocesso a regulamentação do rodeio no município já que existe uma lei proibindo a atividade. Os demais vereadores ainda não manifestaram a opinião sobre o assunto publicamente.