Após a polêmica relacionada ao livro “O Menino Marrom”, de autoria de Ziraldo, a Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete informou nesta quinta-feira que a obra não foi recolhida e permanece com os alunos. Durante a semana, pais de alunos questionaram o uso do livro levantando questionamentos com relação ao conteúdo.

A Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete lamenta as interpretações dúbias acerca da nota de esclarecimento sobre o livro “O MENINO MARROM”, de Ziraldo. Em face das manifestações de pais, familiares e autoridades locais, a Secretaria, em seu papel de acolhimento à comunidade escolar, orientou a suspensão temporária dos trabalhos para promover uma abordagem pedagógica mais clara e objetiva, evitando interpretações equivocadas.
Segundo a secretaria, a suspensão dos trabalhos com o livro é temporária, a fim de melhor readequação da abordagem pedagógica, evitando assim interpretações equivocadas. Ou seja, a suspensão foi apenas pelo tempo necessário para formalizar um plano de trabalho que evitasse qualquer dupla interpretação ou preocupação junto à comunidade escolar.
A partir desta sexta-feira 21/6, as ações serão iniciadas nas unidades escolares e na comunidade. Estão agendadas reuniões com os diretores e analistas educacionais às 8h e às 13h para orientar as ações a serem executadas pelas equipes pedagógicas. No 24 de junho, a Secretaria de Educação realizará ma live para a comunidade escolar a fim de abordar os aspectos tratados na obra.
De 25 de junho a 1º de julho, as unidades escolares promoverão “Rodas de Conversa” entre professores e membros da comunidade escolar para esclarecer os apontamentos sobre as temáticas abordadas. “A secretaria municipal repudia qualquer declaração de censura e esclarece que preza pela liberdade de expressão, pluralidade e respeito a todos, ressaltando que em nenhum momento foi cogitada qualquer ação que não fosse manter a obra em seu rol de livros e promover um debate mais amplo sobre as importantes questões nela abordadas”, diz a nota.
A obra “O Menino Marrom” faz parte do Projeto Leituralizando, implantado pela equipe pedagógica da atual gestão que distribuiu um kit de livros para alunos da rede municipal de ensino, da creche até o Ensino Médio, e conta ainda com a música Leituralizando, que fala da leitura utilizando-se de informações da cidade.
“Reiteramos a qualidade das obras literárias contempladas em nosso acervo bibliográfico de dimensão nacional, salientando que todo o planejamento pedagógico se baseia nos documentos norteadores que regem a educação nacional e no desenvolvimento integral dos estudantes. Compreendemos que o processo de ensino-aprendizagem requer estratégias diferenciadas para a consolidação das habilidades propostas. Nesse aspecto, percebemos a necessidade de uma abordagem diferente junto à comunidade escolar para melhor compreensão da temática”, explica a secretaria de Educação.