Encerrado o curso de intervenção em edifícios tombados em Lafaiete e Santana dos Montes

Continua após a publicidade..

O curso intervenção em edifícios tombados – técnicas construtivas e retrospectivas em bens materiais de importância cultural nas cidades de Conselheiro Lafaiete e Santana dos Montes foi encerrado na quinta-feira, 27/07. O encerramento contou com visitas técnicas a bens culturais das duas cidades e participação do IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). O curso aconteceu durante todo o mês de julho com carga horária de 20 horas.

Foto: Divulgação

A idealização do curso se deu pela necessidade das prefeituras e profissionais da área se especializarem em pequenas intervenções e métodos construtivos em edificações de interesse cultural que são tombadas e necessitam de reparos específicos. A procura pelo curso ministrado pelas arquitetas e urbanistas Ana Paula Arruda Fonseca e Amanda Guimarães Alvarenga foi alta, contando com duas turmas e um total de 65 inscrições nas duas cidades.

Continua após a publicidade..

O encerramento se deu em Santana dos Montes com a entrega de certificados e visitas técnicas que contou com a participação do IEPHA-MG, através da sua representante Andrea Sasdelli Leite Praça. Durante sua fala, Andrea salientou a importância de ações culturais e cursos como estes para a formação profissional e explanou sobre os diversos caminhos para se conseguir recursos para ações como estas.

O curso foi realizado por meio de Projeto dos proponentes Ana Maria Medina – protocolo 2022.2023.0024 e Kezia Cristina Albino dos Reis – protocolo 2022.2023.0039, com produção de Marluce Albino dos Reis, apoiado pelo Instituto Meraki e as prefeituras locais através das respectivas Secretarias de Cultura em Conselheiro Lafaiete representada pelo secretário Geraldo Lafayette e em Santana dos Montes a secretária Fabiana Carla de Araújo Alves. O projeto foi patrocinado pela Secretaria de Cultura Estadual através do Edital FEC 03-2022.

PUBLICIDADE