A Taça Vertentes Metalúrgica 2023 foi decidida neste domingo, 21/05, com uma grande festa no Estádio Alto da Vista Alegre em Conselheiro Lafaiete. A competição promovida pela Liga de Desportos terminou com o bicampeonato do Santanense.

O time de Santana dos Montes venceu o Ribeiro da Silva, de Entre Rios de Minas por 2 a 0 e levantou a taça de campão pela segunda vez. O Santanense já havia conquistado a Vertentes Metalúrgica em 2019.

Os gols da partida foram marcados no primeiro tempo. Lalado aos 27 minutos e Budé definiu o placar aos 43. A torcida lotou o estádio e fez a festa na consolidada competição regional que este ano contou com a participação de 11 clubes.

O jogo teve a boa arbitragem de Cleviton Francisco, auxiliado por Rubens Araújo e Fernando Borges. Rogério Alberto foi o quarto árbitro. Com a conquista da Taça Vertentes Metalúrgica, o Santanense garantiu uma vaga no Campeonato Mineiro de Futebol Amador que terá início no próximo mês. A competição é organizada pela Federação Mineira de Futebol e contará com equipes de várias cidades do estado.

O ex-deputado Glaycon Franco prestigiou a final. Ele destacou o apoio ao esporte durante o seu mandato quando destinou emendas parlamentares para a realização das competições da Liga de Desportos entre elas a Taça Vertentes Metalúrgica.
Ausência da Polícia Militar e Guarda Municipal
Satisfeito com a realização da Taça Vertentes Metalúrgica e com o campo lotado, o presidente da Liga de Desportos de Conselheiro Lafaiete, Dionísio Leonardo Nogueira não deixou de manifestar a insatisfação pela ausência da Polícia Militar e da Guarda Municipal no estádio. Segundo ele, apesar da ausência dos dois órgãos de segurança, o jogo transcorreu com tranquilidade e com comportamento exemplar dos torcedores.