Ligas das Entidades Carnavalescas de Lafaiete busca apoio da Prefeitura para resgatar Carnaval

Continua após a publicidade..

Resgatar o Carnaval de rua de Conselheiro Lafaiete. Essa é a meta da Lecal (Liga das Entidades Carnavalescas de Conselheiro Lafaiete) que busca apoio da Prefeitura Municipal para a realização da festa. Representantes da entidade se reuniram na terça-feira, 10/01, com o secretário municipal de Cultura, Geraldo Lafayette para discutir a possível realização do Carnaval.

Lecal quer retomada do Carnaval em Lafaiete.

O encontro também contou com a participação do presidente da Lecal, Robson Martins da Silva, e dos secretários municipais, Rafael Lana (Desenvolvimento Econômico), Rolf Ferraz (Defesa Social) e Daniel Moreira Coelho (Planejamento). A istração municipal não havia iniciado o planejamento para a realização do Carnaval já que a tendência era não realizar a festa. Porém, Geraldo Lafayette também entende que a festa precisa voltar a acontecer na cidade, mas com um envolvimento maior das secretarias da Prefeitura.  

Continua após a publicidade..

O secretário de Cultura cobrou dos blocos o planejamento durante o ano para que no ano seguinte facilite a organização dos desfiles. “A Prefeitura é parceira. Quem faz o Carnaval são vocês carnavalescos. Mas precisamos planejar com antecedência”, afirmou.

Apesar dos blocos não terem se preparado para o Carnaval, a Lecal entende que apesar o curto prazo, ainda há tempo de preparar as agremiações carnavalescas para desfilar nos dias de folia entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Uma das dificuldades da Lecal é a falta de recursos financeiros para custeio das fantasias, alegorias e adereços dos blocos caricatos e carnavalescos, mas a entidade quer que o Carnaval aconteça para que cidade não fique sem a festa principalmente para aqueles foliões que não podem se deslocar para outras cidades.

Ao final da reunião, ficou acordado que a Secretaria Municipal de Cultura vai avaliar a possiblidade de ajudar financeiramente os blocos carnavalescos por meio da Lecal. Também deverá ser divulgado nos próximos dias um edital para cadastramento dos blocos de arrastão aqueles que se concentram nos bairros para a possiblidade de apoio na estrutura.

As Secretarias de Cultura e de Planejamento juntamente com o Departamento de Trânsito ainda vão avaliar o local para a realização dos desfiles dos blocos da Lecal e a realização de matinés nos dias de folia e a apresentação de shows locais a noite. 

PUBLICIDADE