Cerca de 85 microempreendedores individuais (MEI) de Conselheiro Lafaiete e região concluíram, em 20 de outubro, os módulos do Salto Aceleradora – programa on-line de educação empreendedora e aceleração de pequenos negócios promovido pelo Sebrae Minas. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar as empresas para desenvolver a economia local.

Durante dez semanas, os empreendedores foram orientados sobre autodesenvolvimento, mercado, Canvas, marketing e vendas, e pitch. O programa também ofereceu mentorias voltadas para gestão financeira, inovação, planejamento, gestão empresarial e processos. Mais de 100 empreendedores começaram a jornada, dos quais 75% foram mulheres.
“O MEI é de extrema relevância para a economia local. Agora, com a proximidade das vendas de fim de ano, esperamos que os participantes do curso consigam melhorar seus resultados, e continuem se capacitando com o apoio do Sebrae Minas”, ressalta o assistente da instituição Raphael Oliveira.
Esta foi a primeira vez que o programa “Salto Aceleradora” atendeu a região. As atividades tiveram início no dia 3 de agosto, com uma metodologia elaborada com exclusividade pelo Impact Hub Floripa. O objetivo é combinar elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. A técnica é adaptada ao microempreendedor individual (MEI), buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável.
Reconhecimento
No encerramento da jornada, 21 MEI tiveram a experiência de gravar um pitch, apresentando o seu negócio em no máximo três minutos. Destes, foram selecionados os “top 10” que tiveram a chance de serem avaliados por um júri especializado.
O primeiro colocado, Alan Ferreira de Jesus, é dono da Help Assistência Técnica, na cidade de Ouro Branco. O empreendedor começou a fazer reparos quando ainda era criança, investiu na profissionalização e, hoje, oferece assistência técnica de eletrodomésticos, reparos elétricos, instalações elétricas e manutenções de máquinas, fogões residenciais e industriais, com atendimento na região de Ouro Branco com a loja física, e em domicílio.
“O programa teve uma importância gigantesca para mim. O conhecimento que adquiri em finanças me ajudou muito. Criado em uma família humilde, eu não sabia lidar com o dinheiro. Agora, eu consegui reduzir R$ 400 com gastos desnecessários. Após três meses de capacitações, cheguei em um ponto de equilíbrio”, comemora o empreendedor.
O segundo lugar também foi para Ouro Branco, para o proprietário da Ponto do Banho, Alexandre Cunha. Ele se tornou MEI em setembro de 2020, e trabalha com vendas, instalação e manutenção do sistema de aquecimento de água, aquecedores a gás e solares nos municípios de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. “Pretendo expandir o meu negócio para toda a região do Alto Paraopeba. Por meio do programa, fiz muitas conexões com outros empreendedores. Sou grato por ter adquirido tanto conhecimento”, diz.
A empresária Anelisa Soares, de Congonhas, levou o terceiro lugar. Dona da Bem Casado Cerimonial e Eventos, ela acompanha os noivos durante todo o processo que antecede a cerimônia de casamento nas cidades de Congonhas, Lafaiete e região. “O programa me permitiu conhecer muitas ferramentas que agregam no resultado da empresa. Também tive uma troca de experiências muito proveitosa com a turma”, ressalta a empreendedora.
Alguns participantes receberam o reconhecimento de “Destaque da Turma”, como Mercês Aparecida Gonçalves Nascimento, proprietária da Purí Transporte, de Congonhas. Ela levou o título de “mais engajada” pelo empenho durante o programa. “Recebi um aprendizado novo e valoroso, que trouxe uma nova forma de enxergar meu negócio. Agora, sinto que estou mais organizada, e com ainda mais vontade de vencer na vida”, comemora Mercês.
Os três primeiros colocados do programa, além da premiação ofertada pelo Sebrae receberão um site criado pela empresa Dr. Hosting Brasil de Conselheiro Lafaiete. Diego Bruno proprietário da Dr. Hosting Brasil nos contou que ficou muito feliz em poder presentiar os vencedores com os sites que serão criados com todo o carinho e respeito a cada empresa.