Em sessão acalorada, projeto que visava Semana da Diversidade em Lafaiete é retirado de pauta

Continua após a publicidade..

A sessão da noite desta segunda-feira, 24/10, foi marcado por uma plateia acalorada na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete. Isso porque entraria em pauta o Projeto de Lei 088/2022 que institui a “Semana da Diversidade, de autoria da vereadora Damires Rinarlly (PV).

Segundo a vereadora, o projeto visa à conscientização e o respeito ao próximo como outras leis de sua autoria aprovadas na legislatura. Em quanto a sessão ocorria no plenário, do lado de fora um grupo rezava o terço. Damires chegou a dizer que rezou com eles antes de iniciar a reunião.

Continua após a publicidade..
Grupo rezou o terço do lado de fora da Câmara.

 Na palavra franca, o vereador Pastor Angelino (PP) sem citar o nome da vereadora ou o projeto, defendeu que era a favor da família tradicional. “Quando nós defendemos família, princípios e valores não estamos defendendo algo que tiramos da história da carochinha, mas dos princípios bíblicos”, afirmou o vereador.

Plenário da Câmara ficou lotado.

Ao usar a palavra franca, Damires Rinarlly tentou argumentar sobre o seu projeto negando que se tratava de levar ideologia de gênero para as escolas e reafirmou que estava sendo alvo de fake news“. Em seguida, ela foi interrompida pela plateia ao dizer “falsos pastores”. Um grupo de pastores e de católicos conservadores que estavam no plenário acabaram se encomendando com a fala da vereadora e rebateram com protestos, vaias e xingamentos.

Vereadora Damires é autora do projeto que visava a instituição da Semana da Diversidade.

Diante da situação, o presidente da Câmara, Oswaldo Barbosa (PV) suspendeu a sessão por cinco minutos. Ao retornar para o plenário, Damires voltou a tribuna, tentou novamente explicar o projeto e outro que também seria colocado em pauta que dispõe sobre a garantia de vagas em creche para filhos e filhas de mulheres vítimas de violência, mas foi interrompida várias vezes pela plateia. “Não vou aceitar que as mentiras permaneçam discutidas dentro desta casa coloque a retirada do projeto porque quero muito que esses projetos de conscientização, tolerância e respeito que muita gente não sabe o que é”, afirmou.

A vereadora concluiu a sua fala sob vaias de quem era conta o projeto e aplausos de outro grupo a favor da proposta. Após usar a tribuna, Damires apresentou um requerimento solicitando a retirada do Projeto de Lei 088/2022 que se tratava da Semana da Diversidade. O requerimento foi aprovado e o projeto foi retirado de pauta.

PUBLICIDADE