A Secretaria de Saúde de Ouro Branco faz alerta sobre o aumento dos casos de dengue no município. De acordo com a secretaria, em 2022 até o dia 16/05, Ouro Branco registrou um total de 29 casos prováveis de dengue sendo que desse total 10 foram confirmatórios para a doença.

Em 2020, o município fez 39 notificações com 7 resultados positivos. No ano ado, houve cinco notificações e um resultado positivo. O Serviço de Endemias do município conta com um total de 17 servidores que atuam na função de agentes cuja rotina de trabalho consiste em realizar ações de prevenção e combate aos riscos envolvidos com a dengue, orientando as famílias e visitando as casas uma a uma, para detectar possíveis riscos de vetores no domicilio e na comunidade.
A secretaria informou que durante essas visitas esses profissionais ream instruções aos moradores alertando quanto aos riscos e perigos existentes quando há acúmulo de água nos recipientes domiciliares orientando quanto a medida correta a ser providenciada. Cabe também a esses servidores a realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios verificando se há recipientes que acumulem água como lixos, lonas e pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças.
Outra ação também realizada por essa equipe são as vistorias em pontos estratégicos que são borracharias, cemitérios, oficinas, ou seja, locais onde há muito acúmulo de materiais que podem se tornar criadouros. Como esses agentes estão em contato permanente com a comunidade ondem trabalham, eles conhecem os principais problemas da região e podem envolver a população na busca da melhor solução para combater essas questões que são prejudiciais à saúde das pessoas. A população pode se informar sobre com combate à dengue em Ouro Branco através dos números 3938 1162 no Setor de Epidemiologia e 3938 1164 no Setor de Endemias.