Igreja de Nossa Senhora da Ajuda em Congonhas será reaberta nesta terça-feira

Continua após a publicidade..

A Comunidade de Nossa Senhora da Ajuda, pertencente à Paróquia São José Operário em Congonhas está celebrando o Tríduo Preparatório para a reabertura da igreja dedicada à sua padroeira. Nesta terça-feira, 31/05 que se encerra o mês mariano, acontecerá a bênção e a reinauguração oficial do templo às 19h, com celebração e benção da igreja.

Construída no século XVIII, a Capela de Nossa Senhora da Ajuda é um dos primeiros bens culturais que compõe o patrimônio de Congonhas, sendo tombada nos âmbitos municipal e estadual. No ano de 2008, apresentando sua estrutura abalada, demandou, em caráter emergencial, a sua interdição pelo risco de desabamento e danificação total na edificação. Com isso foram suspensas, em seu interior, todas as atividades religiosas para que ações emergenciais pudessem ser providenciadas a fim de garantir a sua estabilidade.

Continua após a publicidade..

Através do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) e do município as intervenções aconteceram ao longo dos anos. Recentemente, a comunidade assumiu as despesas da conclusão no restauro de alguns elementos artísticos, complementando assim, a beleza ornada em sua arquitetura.

Após 14 longos anos de intervenções em sua arquitetura e em elementos artísticos, os visitantes poderão contemplar, com um novo olhar, o encanto e a magnitude que a Capela nos oferece, principalmente, nos púlpitos e nos cinco altares restaurados: laterais, colaterais e altar-mor.

Fonte: Departamento Arquidiocesano de Comunicação

PUBLICIDADE