Estamos na Semana Santa, período em que celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus. É tempo de vivência do mistério pascal e de reconstruir a nossa própria fé diante da misericórdia de Deus reconhecendo as fragilidades e assumindo a proposta de mudança.

A Semana Santa sempre nos atrai pelas belíssimas celebrações, encenações bíblicas e procissões, mas também nos convida à conversão descobrindo e vivenciando o verdadeiro sentido da paixão de Cristo. O momento maior que dá sentido à nossa fé se compreende entre a quinta-feira e o Domingo da Páscoa que remonta a agem de Jesus pela morte de cruz e a vitória com a ressurreição.
Mas no contexto da Semana Santa também é tempo de examinar a consciência e decidir que lado da multidão estamos? Acredita-se que muitos dos que aclamaram Jesus na sua entrada em Jerusalém também presenciaram o seu julgamento por Pôncio Pilatos e pediram a sua condenação à morte de cruz. Afinal de que lado estamos posicionados? Estamos no papel do povo que aclamou Jesus como rei ou da multidão que gritou “crucifica-o”?
Deus é tão maravilhoso nos deu a liberdade de escolha entre o certo ou errado, as amizades, a roupa que quer vestir, os lugares que quer frequentar, mas ainda há que muitas pessoas abrem mão do livre-arbítrio e preferem que outras digam o que elas devem fazer. A Semana Santa nos convida a tomar a decisão de seguir os caminhos de Jesus e experimentar a graça de Deus colocando em prática a nossa fé. A decisão está em nossas mãos!
Até a próxima!
Por Jornalista José Carlos Vieira