A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult, divulgou por meio de Nota Técnica, os municípios que foram inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro em 2022, dentre eles, o município de Conselheiro Lafaiete. Principal instrumento do Programa de Regionalização, o Mapa do Turismo é o marco inicial para o desenvolvimento de políticas públicas para o turismo, garantindo questões como incentivo, capacitação e busca por recursos.

A inserção do município de Conselheiro Lafaiete no mapa é de grande relevância e demonstra que a cidade faz parte do rol de destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Rafael Lana, responsável pela pasta do Turismo na cidade, para chegar a esta posição de destaque, Conselheiro Lafaiete cumpriu as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo como possuir Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) atuante e ter orçamento próprio destinado ao setor.
Outro requisito é possuir prestadores de serviços turísticos inseridos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.
Circuito Villas e Fazendas
Além de Conselheiro Lafaiete que faz parte do Circuito Villas e Fazendas, também estão inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, os municípios de Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Itaverava, Lamim, Piranga, Rio Espera, Santana dos Montes e Senhora de Oliveira.