Aumento de casos de Covid-19 acende alerta em Lafaiete que pode adotar medidas mais restritivas

Continua após a publicidade..

Após um recuo significativo nos casos de Covid-19 em todo o país, o que sinalizou para muitas pessoas a proximidade do fim da pandemia, o setor de saúde volta a registrar aumento gradativo das ocorrências. Nos primeiros dias deste ano, até dia 20/01, em Conselheiro Lafaiete já foram registrados 1.247 casos.

Aumento de casos de Covid-19 deixa cidade em alerta;

Um aumento importante se considerar que em todo o mês de janeiro de 2021, no pico da pandemia, foram registrados 1.056 casos.  Avaliando a situação mais amplamente se percebe que nos últimos seis meses do ano ado houve queda gradativa de ocorrências, sendo registrado em julho 810 casos. Agosto fechou com 690 casos, setembro 524, outubro 158, novembro com 54 e em dezembro 50.

Continua após a publicidade..

O boletim da quinta-feira, 20/01, foi o mais alto deste ano somando 181 novos casos. Com os novos números, Conselheiro Lafaiete soma mais de 17.334 casos ocorridos e 289 óbitos, desde o início da pandemia em 2020. A ocupação de UTI atingiu 41% e de leitos clínicos 11,7.

Alerta

Os novos índices acenderam um alerta para a saúde e na quinta-feira foi realizada reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 para avaliar os dados, sendo definido que novos protocolos sanitários devem ser criados para a continuidade do enfrentamento à pandemia, que ainda não acabou.

O prefeito Mário Marcus que participou da reunião, ressalta que a istração municipal está acompanhando de perto a evolução dos casos e a situação. Ele destacou que para que a situação não se agrave é fundamental que as pessoas fiquem atentas aos cuidados. “Pedimos que a população intensifique os cuidados, pois a pandemia ainda não acabou, então, precisamos continuar seguindo as orientações. É muito importante que todos tenham responsabilidade e sigam os protocolos sanitários, que façam o uso constante e correto de máscara, mantenham distanciamento, evitem aglomerações, higienizem as mãos e os ambientes e se vacinem. Só com estes cuidados, vamos conseguir controlar a pandemia”, ressaltou o prefeito.

Mário Marcus disse ainda que a istração municipal adotará todas as medidas necessárias para evitar colapso no setor de saúde e agravamento da situação, visando proteger a saúde e a vida dos cidadãos lafaietenses.

Medidas mais restritivas

Visando conter o avanço da pandemia, alguns municípios da região já adotaram medidas mais restritivas o que pode também ocorrer em Conselheiro Lafaiete se os números continuarem subindo. Em Ouro Preto, a istração municipal adotou o recuo da cidade para Onda Vermelha do plano Mina Consciente.

Na quarta-feira, 19/01, o prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter assinou o Decreto Municipal que dispõe de adoção dos protocolos sanitários, como medidas sanitárias complementares para o enfrentamento da Covid-19.  Entre os principais pontos do novo decreto, está a proibição da realização de músicas ao vivo, em bares, quiosques, barracas, restaurantes, lanchonetes, padarias, comércio varejista de bebidas, praças de alimentação e eventos, independentemente de horário ou local.

PUBLICIDADE