Gastrite em cães e gatos; veja os sintomas

Continua após a publicidade..

A gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica e em decorrência da sua duração e persistência pode ser classificada em aguda ou crônica.  A gastrite aguda acomete de forma repentina, rápida e pode ser causada por exemplo pela ingestão de plantas tóxicas, substâncias corrosivas, ingestão recente de corpo estranho, infecções virais ou bacterianas entre outras.

Em se tratando de gastrite crônica, essa é recorrente, aparece de forma lenta e requer um tratamento mais duradouro; estando relacionada em sua grande maioria a intolerância alimentar, terapia medicamentosa com AINEs, doenças metabólicas que propiciam aumento de secreções gástricas, como por exemplo doenças hepáticas e renais.

Continua após a publicidade..

Os sinais clínicos mais característicos são os episódios de vômitos regulares (com ou sem sangramento), algia abdominal, sialorréia, prostração, desidratação, anorexia, perda de peso; podendo inclusive desencadear úlcera gástrica caso não tratada da forma correta e em tempo hábil. O diagnóstico se dá mediante avaliação médica (clínica e física), bem como a realização de exames complementares que se fizerem necessários como os de sangue, ultrassom abdominal, endoscopia entre outros.

O tratamento é medicamentoso e requer acompanhamento profissional. Como forma preventiva é importante que o animal tenha hábitos saudáveis, alimentação balanceada e consultas regulares ao veterinário. Evite fornecer petiscos e alimentos com alto teor de sódio e gordura, optando sempre por uma ração de boa qualidade ( ou super ). No caso de animais acometidos pela gastrite, o mercado pet oferece ração especifica responsável por evitar sobrecarga do sistema digestivo, uma vez que o mesmo já se encontra debilitado.

Importante ressaltar que não só as patologias gástricas ocasionam vômito, razão pela qual o médico veterinário deverá sempre ser consultado.

É de responsabilidade do tutor zelar pelo bem-estar de seu animal.

“Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia, um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade”. Leonardo da Vinci.

Por Dra. Gláucia Fernanda de Ávila – Médica Veterinária – Clínica Médica – Clínica Veterinária Santa Casa e integrante da equipe Veterinários na Estrada
CRMV-MG 21661


PUBLICIDADE