Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Lafaiete denuncia falta de representatividade governamental

Continua após a publicidade..

O presidente do Conselho Municipal de Juventude de Conselheiro Lafaiete (COMJUVE) Wanderson Martins, denuncia falta de participação dos conselheiros governamentais nas reuniões. Wanderson ressalta a importância da participação social para o fortalecimento e amadurecimento da democracia e das políticas públicas.

Wanderson cobra representatividade do governo municipal

“Ouvir e incentivar a população a participar das construções de propostas, programas e ações de governo é essencial para que as decisões sejam tomadas de acordo com os anseios e necessidades do cidadão. Os conselhos municipais, estaduais e nacionais são instâncias participativas, criadas justamente para cumprir esse papel de fomentar o diálogo entre a sociedade civil organizada e o poder público”, afirma o presidente.

Continua após a publicidade..

Em Conselheiro Lafaiete, a Casa dos Conselhos “João Teixeira Silva filho” é o espaço coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social para reunião de diversos Conselhos Municipais, assim como da Saúde, dos Direitos da Criança e Adolescente, Segurança Pública, de Educação, do Idoso e agora mais recentemente o de Juventude.

Wanderson denuncia a morosidade no processo de posse como conselheiros, que segundo ele, deu início em janeiro de 2021 e só se concretizou em junho, por falta de indicação dos representantes governamentais. Ele destaca a importante função dos conselheiros governamentais nos conselhos, como comissão executiva; encaminhando as demandas formuladas pela sociedade civil e prestação de contas.

Wanderson aponta as indicações que não foram feitas em tempo hábil sendo das Secretarias Municipais de Saúde, da Cultura, e Desenvolvimento Social.  O presidente afirma que até o momento realizaram além da reunião de posse, duas reuniões ordinárias e uma extraordinária convocada para que aprovassem o envio de um requerimento exigindo a quebra do sigilo das Is em andamento na Câmara Municipal. O calendário para as reuniões foi votado e aprovado na reunião de posse com todos os conselheiros presentes, sendo assim, todos tiveram a oportunidade de opinar. Porém, apenas três representantes governamentais se pronunciaram, sendo eles o secretário de cultura, Geraldo Lafayette que segundo Wanderson tem se mostrado frequente nas reuniões e os servidores Bruno Santiago, da Secretaria de Esportes e Lidiane de Andrade Vidal, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Wanderson denúncia que os outros nove servidores indicados, não compareceram à nenhuma das reuniões até o presente momento e que não apresentaram justificativa formalmente como indicado em regimento interno.

PUBLICIDADE