Desde que assumiu uma cadeira na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, a vereadora Damires Rinarlly (PV) tem sido protagonista na defesa de bandeiras como proteção à mulher, aos animais e ao grupo LGBTQIA+, além de combater o racismo e lutar pelo direito da pessoa com deficiência e pelo meio ambiente sustentável. Na sessão da quinta-feira, 15/07, a vereadora apresentou pedido de apuração a Comissão de Direitos Humanos da Câmara na qual Damires denunciou estar sofrendo violência política de gênero.

No documento encaminhado à Comissão de Direitos Humanos da Câmara e lido pelo vereador Sandro José (PROS), Damires relata que após duas proposições de sua autoria sobre temas como defesa da mulher, LGBTQIA+ e proteção animal, um cidadão ou a prossegui-la, gravando vídeos e áudios criminosos com ameaça de morte e homofobia, injúria, misoginia, calúnia e difamação. Segundo a vereadora, o autor das ameaças é conhecido pela população como um homem perigoso e que está sendo investigado pela prática de violência doméstica e familiar.

Durante a “palavra franca”, Damires citou a liberdade de expressão ultraa o limite ofendendo a democracia se tornando um discurso de ódio criminoso. “É muito triste ver que ao invés de ecoarmos essas vozes as pessoas querem nos calar. Muitas vezes as pessoas se escondem através do dizer na palavra de Deus como se isso fosse uma máscara para velar o próprio preconceito”, afirmou a vereadora.
Damires afirmou ainda que as bandeiras que ela defende incomoda muita gente por causa do preconceito, mas não irá se calar. “Eu agradeço a todas as mulheres que aram por mim relatando violência. A força que eu tenho hoje vem de vocês. A força que eu quero trazer aqui é que realmente as nossas vozes vão continuar ecoando e a gente vai continuar cada vez mais levantando essas bandeiras sem deixar que estas opressões inibam os nossos direitos em si”, pontuou.
Ao prestar solidariedade, o vereador Sandro José afirmou que vai encaminhar o depoimento da vereadora à Assembleia Legislativa de Minas Gerais e ao Ministério Público.
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook