Os católicos comemoram nesta sexta-feira, 16/07, o Dia de Nossa Senhora do Carmo. A devoção a Virgem Maria com o título de Nossa Senhora do Carmo está relacionada a Ordem do Carmo, inspirada na visão do profeta Elias no Monte Carmelo.

Um dos símbolos da devoção a Nossa Senhora do Carmo é o escapulário. No século XIII, São Simão Stock, homem de fé, um dos um dos superiores gerais da ordem carmelita, pediu a Nossa Senhora um sinal de sua proteção que fosse visível também para os seus adversários. Segundo a tradição, Nossa Senhora deu a ele o escapulário. A devoção se espalhou pelo mundo e até hoje Nossa Senhora do Carmo é venerada em muitos lugares dando nome as inúmeras capelas e igrejas.
No ado, Conselheiro Lafaiete já teve uma igreja dedicada à Nossa Senhora do Carmo, onde hoje é a praça Nossa Senhora do Carmo, no final da avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira, no Centro. A capela foi demolida na década de 50.

Atualmente, apesar de não haver nenhuma igreja dedicada a Nossa Senhora do Carmo, a devoção a santa também é propagada em algumas paróquias que nesta quinta-feira irão celebrar da data litúrgica. Por conta da pandemia da Covid-19 as celebrações ocorrerão seguindo as medidas sanitárias.

Confira a programação
Matriz de Nossa Senhora da Conceição
15h e 17h: Missa.
Igreja de Santo Expedito no bairro Morada do Sol
15h e 19h: Missa e imposição do escapulário.
Basílica do Sagrado Coração de Jesus
15h e 19h: Missa.
Paróquia de Santa Terezinha
19h: Missa.
Paróquia de São Sebastião
15h e 19h: Missa festiva de Nossa Senhora do Carmo, benção e imposição do escapulário. Após a missa, apresentação da Cantata Mariana que será transmitida pelas redes sociais da paróquia.
Foto: Paróquia de São Sebastião
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook