Candidato ao diaconato permanente será ordenado em Lafaiete

Continua após a publicidade..

A Arquidiocese de Mariana marcou para o próximo dia 12 de junho, a ordenação de mais um diácono permanente. Anderson Lúcio da Costa, da Paróquia do Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete será ordenado em solene celebração será presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Foto: Paróquia do Bom Pastor.

A celebração será realizada às 19h, na Paroquia do Bom Pastor. Se preparando para receber o primeiro grau do Sacramento da Ordem desde agosto de 2015, Anderson afirma que o sentimento que preenche o seu coração com este momento é o da gratidão a Deus. “O versículo bíblico que explicita essa alegria é o versículo 12 do Salmo 116: ‘Como poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez ao meu favor?’. O senhor Deus que nos chamou a vida, nos dá a graça de vivermos em Cristo e sermos sinais que devem direcionar as pessoas a Cristo”, destaca.

Continua após a publicidade..

Tendo iniciado a sua vivência na Paróquia do Bom Pastor aos seis anos, o candidato ao diaconato lembra que o desejo de servir a Deus foi despertado quando ainda era criança. Desde então, tem participado e servido à Igreja em sua comunidade paroquial.

“Mas desejava continuar servindo ao Senhor de uma forma mais íntima e próxima, como que reclinado ao Sagrado Coração de Jesus, [igual à] figura de João na Última Ceia. Vejo na expectativa alegre e humilde do chamado de Deus, através da ordenação diaconal, esta personificação do serviço agindo agora como o Cristo do Lava Pés: continua o servir, mas, agora, com sentido muito profundo e imerso na graça do Serviço Ministerial a Deus nos irmãos”, conta Anderson.

Diaconato transitório x permanente

De acordo com Anderson, existem dois tipos de diaconato: o transitório, concedido aos candidatos ao sacerdócio, e o permanente que viverá toda a sua vida neste estado sacramental. Ele ainda explica que os diáconos permanentes são “homens casados ou solteiros que, após longo período de discernimento vocacional e formação acadêmica e espiritual, são chamados a ordenação para o serviço do Altar, da Palavra e da Caridade”.

Sobre o candidato

Anderson Lúcio da Costa é casado e tem 35 anos. Sua paróquia de origem é a do Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete (MG). Escolheu como lema para a ordenação diaconal a agem bíblica “Tu me chamaste, aqui estou” (1 Samuel 3,6).

A ordenação diaconal será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Mariana (Facebook e YouTube) a partir das 19h do dia 12 de junho. Fonte: Departamento Arquidiocesano de Comunicação

PUBLICIDADE