Secretaria de Saúde de Lafaiete entra na segunda fase do Plano de Imunização contra a Covid-19

Continua após a publicidade..

Nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete recebeu duas remessas de vacinas contra a Covid-19, sendo doses da Sinovac/Butantan) e Covishield AstraZeneca /Fiocruz). Segundo a secretaria, está sendo aplicada a segunda dose para os profissionais que já receberam a primeira na fase inicial do Plano de Imunização contra a Covid-19.

Outras 1.499 doses serão aplicadas dando início da segunda fase de imunização. As primeiras 1.205 doses que chegaram no dia 20/01 foram direcionadas à imunização dos trabalhadores da área da saúde, priorizando os profissionais que atuam no atendimento à pacientes com Covid-19 e funcionários das instituições de longa permanência de idosos. Também foram imunizados os idosos institucionalizados em consonância com o Plano Nacional de Imunização. Estes profissionais já estão recebendo a segunda dose.

Continua após a publicidade..

A meta de vacinação é 90% da população alvo de cada grupo prioritário. Assim, tendo em vista o objetivo principal da vacinação de reduzir casos graves e óbitos pela Covid-19 é fundamental alcançar altas e homogêneas coberturas vacinais. Para tanto, todos os esforços neste momento estão voltados para vacinar toda a população alvo conforme ordem de prioridade descrita na Nota informativa de Vacinação Covid-19 no Estado de Minas Gerais atualizada em 27/01/2021.

Com este quantitativo, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão sendo vacinados profissionais de saúde que ainda não haviam recebido a vacina na primeira fase do plano, na seguinte ordem de prioridade:

1.         Trabalhadores dos hospitais (públicos e privados) que realizam atendimento de COVID-19: todos os trabalhadores de saúde, exceto setor istrativo.

2.         Trabalhadores do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e equipes de remoção de pacientes com suspeita de COVID-19, exceto setor istrativo.

3.         Trabalhadores dos serviços de atendimento hospitalar e pré-hospitalar de urgência e emergência (UPAs e PAs): todos os trabalhadores de saúde, exceto setor istrativo.

4.         Trabalhadores da área da saúde de laboratórios (públicos e privados) que realizam a coleta de amostra de COVID-19.

5.         Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e Centros de Referência Covid-19: trabalhadores envolvidos diretamente na atenção para casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

6.         Trabalhadores da área da saúde de serviços especializados que atuam na prestação de serviços às unidades Covid-19 como clínicas de imagens e outros serviços terceirizados dentro da própria instituição.

7.         Trabalhadores da área da saúde de laboratórios (públicos e privados), excetos os já contemplados no item “4” e setor istrativo.

8.         Trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde que, em razão de suas atividades, tenham contato com o público.

9.         Demais trabalhadores da saúde.

O detalhamento pode ser encontrado no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/janeiro/25/planovacinacaocovid_v2_25jan21.pdf

PUBLICIDADE