A 13ª Região da Polícia Militar (13ª RPM) implantou na tarde de terça-feira (1º de dezembro) em Barbacena, a Rede de Proteção Preventiva a taxistas. Denominada Rede de Proteção Preventiva tem por base a filosofia de Polícia Comunitária e busca conquistar a confiança e engajamento das pessoas para que sensibilizem e adotem mudanças de comportamento principalmente com medidas de autoproteção e atuação em rede contribuindo para redução da criminalidade, aumentando a sensação de segurança.

A ideia essencial é o taxista alerta e participativo para que cada um seja como uma câmera viva, atuando em conexão com a Polícia Militar, reando informações diretas para a prevenção e repressão de crimes, principalmente contra a vida e o patrimônio dos taxistas.

Durante o evento, na praça dos Andradas foi montado um “PIT STOP”, onde os taxistas entregaram o cadastro completo para que os veículos fossem adesivados. Todos os integrantes da rede, composta por treze pontos de táxis, foram orientados quanto o distanciamento e o uso de máscara de proteção individual.
A rede também é uma conexão com a Polícia Militar, garantindo o ree de informações diretas aos agentes que compõem o sistema de defesa Social.