De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete na quinta-feira, 16/04, os quatro óbitos que estavam sendo investigados por suspeita de Covid-19, deram negativo. Dentre eles, um se trata de um paciente que morreu no Hospital e Maternidade São José no dia 09/04 e que na certidão de óbito consta como causa da morte, insuficiência respiratória, Covid-19, enfisema pulmonar.
No documento não consta como caso suspeito. A certidão de óbito foi divulgada nas redes sociais causando grande repercussão na cidade. Mesmo não constando a palavra “suspeita” no documento o Hospital e Maternidade São José e a Secretaria Municipal de Saúde negaram que o paciente teria falecido em decorrência de coronavírus e que estava sendo aguardado o resultado do exame que na quinta-feira foi divulgado como negativo.
Durante entrevista coletiva a secretária municipal de Saúde, Rita de Kássia afirmou que não houve erro do hospital ao apontar a causa da morte, mas falta de complementação de dados. Segundo ela, faltou a constar como suspeita de Covid-19. “Após reuniões e análise do documento chegamos à conclusão que houve preenchimento incompleto da ficha de declaração de óbito”, disse a secretária.
O paciente natural de Catas Altas da Noruega, mas que morava em Conselheiro Lafaiete foi sepultado pouco depois do seu falecimento. Segundo informações, o caixão seguiu direto do hospital para o cemitério, não havendo velório.
Paciente internado com Covid-19
Até o momento, Conselheiro Lafaiete tem apenas um caso de Covid-19 confirmado e se trata de um homem de 87 anos que está internado na UTI do Hospital e Maternidade São José. O resultado foi enviado pela Secretaria de Estado da Saúde ao município no inicio da tarde da quinta-feira.
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook