Museu de Catas Altas da Noruega completa 20 anos de fundação

Continua após a publicidade..

O Museu e Arquivo Histórico de Catas Altas da Noruega – Memorial Padre Luiz Gonzaga Pinheiro completou 20 anos de fundação na terça-feira, 24/09. Sua história começou em abril de 1999 com a criação de uma comissão de instalação.

Museu preserva a história de Catas Altas da Noruega. Foto: Giovane Neiva

A inauguração aconteceu no dia 24 de setembro daquele ano com a presença de diversas autoridades, dentre elas, os benfeitores deputado estadual José Milton e sua esposa Dra. Selma Rocha; o deputado federal Eliseu Rezende; o secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo; o Presidente do IEPHA, Flávio Carsalade; o pároco Padre José Eudes Campos do Nascimento (Dom Eudes, Bispo de São João Del Rey); os coordenadores da Comissão do Museu, vereador Giovane Luiz Lobo Neiva e Maria da Conceição Rezende Costa; a prefeita Maria de Lourdes; os museólogos Antonio Perdigão e Marco Antonio Gomes, prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, ex-vereadores, populares e familiares do padre Luiz Gonzaga Pinheiro. Um dia memorável e histórico.

Continua após a publicidade..
Museu possui um grande acervo. Foto: Prefeitura Municipal

O principal objetivo é a preservação da memória do padre Luiz Gonzaga Pinheiro. O religioso ou 46 anos de sua vida religiosa em Catas Altas da Noruega. Além dos deveres sacerdotais, seu trabalho social foi significativo no desenvolvimento do município. O museu guarda também a história da cidade, com destaque para a história da imagem de Nossa Senhora das Graças, além de objetos e documentos de famílias catasaltenses. Seu dia a dia e também de personalidades ilustres como do poeta Rodrigo Bretas de Andrade, pai de Rodrigo Mello Franco, do senador Levindo Coelho, primeiro Secretário de Educação e Saúde de Minas Gerais e pai do Governador Ozanam Coelho; do senador Francisco Ferreira Alves, um dos líderes do movimento republicano mineiro; do deputado Bernardino de Sena Figueiredo, criador do TCE/MG e IPSEMG.

Atividades Desenvolvidas

O museu tem como atividades gratuitas a realização de exposições, visitas orientadas e projetos educativos. A promoção da cultura, resgate histórico e defesa do patrimônio histórico-cultural estão entre as finalidades da instituição. O museu mantém cooperação com órgãos e entidades culturais entre eles a Prefeitura Municipal, Escola Estadual e Paróquia.

Além do funcionamento diário, vários projetos e ações envolvem a comunidade local. Entre os projetos desenvolvidos destacam: “A Escola vai ao Museu”; a Semana de Museus e a Semana “Pe. Luiz”. A exposição permanente engloba três alas: Memória Política, Sacra e do Cotidiano. As exposições temporárias e itinerantes fazem parte da programação anual da entidade tais como: Exposição “Patrimônio Procura Imagens Furtadas”; Exposição de Telas Artísticas (Artistas catasaltenses); Visita 10 anos sem Pe. Luiz; Exposição “Álbum de Casamento”; Exposição do Artista Plástico Hudson de Souza; Exposição de Oratórios; Exposição Carlos Drummond de Andrade – “Hoje tem festa no meio do caminho”; Exposição Projeto Memória – Fundação Banco do Brasil “JK cem anos” e exposição “O Natal na poesia brasileira”

No seu dia-a-dia, o museu exerce também atividades no desenvolvimento e execução de projetos voltados para a promoção e preservação de bens culturais, dentre eles estão:

– Projeto “Restauração dos Forros da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante” I e II – FEC

– Projeto Recuperação da Obra “Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rozario” – FEC

– Projeto Modernização do Museu de Catas Altas da Noruega – Petrobrás Cultural

– Feira de Ciências e Cultura de Catas Altas da Noruega – FENACEB

– Projeto “Restauração do Altar de Santana da Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante – FEC

– Projeto “Recuperação do Museu de Catas Altas da Noruega” – FEC

– Implantação da Biblioteca Pública “Maria da Conceição Neiva” – Ministério da Cultura

– Manifestação de interesse junto ao Ministério das Comunicações para abertura do canal de rádio e implantação da Rádio Noruega – Ministério das Comunicações

Atualmente está sendo executado o Projeto “Recuperação do Museu de Catas Altas da Noruega”, aprovado no FEC, com a elaboração de projetos de restauração de sua sede, abrangendo Projeto Executivo de Restauração e de Adequação de ibilidade, bem como Projetos Complementares (Paisagismo, Estrutural, Drenagem Pluvial, Instalações Hidro Sanitárias, Luminotécnico, Instalações Elétricas, Cabeamento Estruturado, SPDA, Prevenção e Combate a Incêndio, Alarme), além da execução de instalações de alarme, de segurança; de sistema de proteção e combate a incêndio e pânico e revisão emergencial das instalações elétricas.

Por Giovane Neiva

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook

PUBLICIDADE