Ebenézer significa “pedra de ajuda”. Depois de uma grande vitória militar, o profeta Samuel ergueu uma pedra, lhe chamou Ebenézer e disse: “até aqui o Senhor nos ajudou”. Ebenézer representa a força e a fidelidade de Deus.

Certa vez, o profeta Samuel reuniu os israelitas em um lugar chamado Mispá e os convidou a se dedicarem totalmente a Deus. O povo seguiu o conselho de Samuel e se livrou de todos os seus ídolos. Eles se arrependeram de seus pecados e se voltaram para Deus. (1 Samuel 7:5 – 6.
Os filisteus souberam que os israelitas estavam reunidos em Mispá e decidiram atacar. Mas Deus atendeu à oração de Samuel e colocou o exército filisteu em confusão com trovões. Os filisteus fugiram e foram derrotados pelos israelitas (1 Samuel 7:10-11).
Para comemorar a vitória, o profeta Samuel ergueu uma pedra no lugar e a chamou de Pedra de Ajuda – Ebenézer. Para explicar o nome da pedra, Samuel disse que até ali o Senhor os tinha ajudado (1 Samuel 7:12). A pedra Ebenézer ficou como memorial da vitória que Deus deu naquele dia.
Deus é forte como a rocha (Isaías 26:3-4). Ele não pode ser vencido. Aqueles que confiam em Deus não serão abalados, porque Deus é mais forte que todos os inimigos. Ele ajuda aqueles que são fiéis a Ele. Deus não abandona Seus filhos na dificuldade.
Samuel reconheceu que Deus
tinha lutado por eles. A vitória foi um milagre. Se Deus os tinha ajudado até
esse ponto, Ele podia ajudá-los em todas as situações! Ebenézer é um convite a
lembrar de tudo que Deus já fez por nós e a pôr sempre nossa confiança em Seu
poder (Salmos 105:4-5).
Pastor Chrystian Dias Teólogo e apologista cristão.