A gastrite consiste em uma inflamação da mucosa gástrica que acomete cães e gatos, porém os cães são mais comumente afetados devido aos hábitos alimentares menos seletos. A ingestão de alimentos contaminados ou estragados, substâncias químicas, medicamentos irritantes, corpos estranhos e até mesmo plantas tóxicas estão entre os principais fatores predisponentes para a afecção.

Os sinais clínicos observados compreendem geralmente vômitos repentinoscom presença de alimentos, bile, gotículas ou manchas de sangue. A perda de peso é consequência da falta de apetite e o diagnóstico tardio pode levar o animal à desidratação, fraqueza, palidez e consequente cronicidade da doença.

Um histórico de ingestão de substâncias irritantes é um diagnóstico assertivo de gastrite aguda. Porém vale ressaltar que a mesmabaseia-se em diagnóstico por exclusão, ou seja, várias outras enfermidades devem ser descartadas para que se possa efetivamente ser caracterizada, sendo portanto, de competência do médico veterinário a avaliação clínica e interpretação dos exames realizados (laboratorial e de imagens, quando necessário).
O vômito deve ser controlado mediante fluidoterapia parenteral, jejuns hídrico e alimentar por um período de 24 horas e caso persista, medicamentos deverão ser ministrados. Findo o histórico de vômitos a água deve ser oferecida em pequenas quantidades e a alimentação reintroduzida em pequenas quantidades, obedecendo uma dieta leve.
A prevenção é fácil e de fundamental importância para evitar que a gastrite acometa seu amigo pet, devendo-se portanto atentar para alguns cuidados básicos como não deixar expostos produtos de limpeza/outros químicos, istração cautelosa de fármacos irritantes como por exemplo antiinflamatórios; evitar o à possível ingestão de alimentos contaminados, plantas tóxicas, corpos estranhos, ou quaisquer outros que porventura possam acometer tal afecção.
A toda e qualquer anormalidade apresentada pelo seu pet, o médico veterinário deverá ser consultado.
É de responsabilidade do tutor zelar pelo bem estar de seu animal.
“Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia, um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade”. Leonardo da Vinci.
Por Glaucia Ávila – Estudante de Medicina Veterinária e colaboradora do site de noticias Lafaiete Agora
