No início da noite do domingo, 08/04, militares foram acionados na rua João Pinheiro, no bairro Geraldo Xavier, em Barbacena, onde teria ocorrido uma tentativa de homicídio. Quando a equipe chegou, a vítima, um homem de 25 anos, havia sofrido um disparo de arma de fogo na região da cabeça e já tinha sido socorrida pelo Samu.
No hospital, a equipe policial obteve informações de que a vítima retornava da festa Encontro de Violeiros, com mais três amigos montados a cavalo, quando um veículo VW/Gol, cor preta, acompanhado de outro carro de cor escura, pararam na rua João Pinheiro e um homem desceu do Gol e iniciou uma discussão com a vítima. Nesse momento, outro rapaz tentou acalmar os ânimos.
Em seguida, o homem retornou ao veículo e o estacionou nas proximidades, acompanhado de uma mulher e um rapaz, 22 anos. Aconteceu uma nova discussão entre eles, momento em que o rapaz de 22 anos se aproximou da vítima e efetuou um disparo em direção à sua cabeça, através de uma arma de fogo prateada, aparentando um revólver calibre 22.
O autor ainda tentou efetuar disparos contra os três homens que acompanhavam a vítima, porém a arma falhou. Eles entraram no carro e fugiram sentido ao bairro Monte Mário. Foi relatado ainda que teria ocorrido um atrito verbal entre a vítima e o autor, na mesma data, no Encontro de Violeiros. Foi acionada a perícia técnica no local. Os militares iniciaram o rastreamento, sem êxito até o momento. A vítima, Cristiano Cláudio de Melo Rodrigues, de 25 anos, não resistiu e morreu no hospital.