Em meio a tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, surgem atos de heroísmo e solidariedade. Entre as várias equipes de salvamento que atuam no local do desastre estão um grupo de lafaietenses que estão prestando serviços de forma voluntária.

Um grupo de 13 bombeiros civis chegou a Brumadinho, na madrugada deste sábado, 26/01, e estão empenhados nas buscas aos desaparecidos, segundo informou Edmar Pereira ao site de notícias Lafaiete Agora. Eles são capacitados para atuar em atividades de resgate.

Eles saíram de Conselheiro Lafaiete por volta das 21h, mas só conseguiram chegar a Brumadinho de madrugada por conta da falta de o nas estradas.

O pastor Chrystian Dias é outro voluntário que seguiu para Brumadinho. Ele que também é bombeiro civil está atuando nas buscas das vítimas do desastre.

A médica veterinária Carla Sássi também está em Brumadinho. Ela está atuando como voluntária no resgate de animais no local da tragédia.
Amalpa
A Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa) em nota prestou solidariedade às famílias das vítimas do desastre.
Rompimento da barragem
O rompimento de uma barragem ocorreu por volta das 13h, da sexta-feira, 25/01. Rejeitos atingiram a área istrativa da companhia, onde havia também um refeitório e parte da comunidade da Vila Ferteco, além de interditar estradas.
Arrecadação de donativos
Neste sábado, 26/01, integrantes da Máfia Azul Lafaiete estarão arrecadando alimentos não perecíveis, água mineral, material, de limpeza e de higiene pessoal em prol das vítimas da tragédia em Brumadinho. A equipe da Máfia Azul estará a partir das 16h15, em frente ao Supermercado Brasil, na avenida Telésforo Cândido de Resende, no Centro.