Uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais na manhã desta sexta-feira, 19/05, determinou a suspensão da greve dos servidores públicos da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete. A informação foi divulgada pela istração municipal.

Desde a segunda-feira, 15/05, os servidores juntamente com o sindicato que representa a categoria decidiram pela adoção da “operação tartaruga” em protesto contra a istração municipal. A categoria reivindica a recomposição salarial, o piso nacional do magistério, pagamento de insalubridade (cantineiras, ACS’s Agente Comunitário de Saúde) e ACE’s, Agente Comunitário de Endemias e de auxiliares escolares), além da redução da carga horária dos pedagogos, entre outras pautas.
Segundo a Prefeitura, na ação proposta pelo município, o Tribunal de Justiça reconheceu a ilegalidade do movimento grevista e concedeu a tutela de urgência, determinando a suspensão da greve com o imediato retorno das atividades, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.
“Apesar da decisão judicial, a istração municipal continuará mantendo o diálogo com os servidores dentro da legalidade e transparência”, diz a nota da Prefeitura.