Por volta de 22h30h, da sexta-feira, 25/01, o Corpo de Bombeiros de Barbacena e Juiz de Fora foram acionados pelo Comandante de Operações do rompimento da barragem em Brumadinho que solicitou apoio com efetivo. Uma primeira equipe composta por 25 militares, sendo 15 do 4º BBM (Juiz de Fora), e 10 militares 2ª Cia Independente (Barbacena), todos com cursos específicos para atuação nesse tipo de ocorrência foram convocados para atuar nas buscas das vítimas.

A maioria dos militares atuou no rompimento da barragem de Bento Rodrigues, em Mariana, em 2015. Os combatentes saíram de Juiz de Fora na madrugada deste sábado às 01h. Ás 02h houve a concentração final em Barbacena e após o deslocamento para Brumadinho.

A equipe composta por cinco oficiais e vinte praças irá compor o efetivo total empenhado na resposta direta ao desastre. Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros do Estado se encontra de prontidão para serem empenhados a qualquer momento.
Rompimento da barragem
O rompimento de uma barragem da Mina do Feijão, pertencente a Vale ocorreu por volta das 13h, da sexta-feira, 25/01. Rejeitos atingiram a área istrativa da companhia, onde havia também um refeitório e parte da comunidade da Vila Ferteco, além de interditar estradas. Equipes de salvamento atuaram durante todo o dia nas buscas às vítimas com o uso de seis helicópteros. Neste sábado o Corpo de Bombeiros informou que o número de pessoas desaparecidas pode chegar a 350.